Vereadores homenageiam poetas durante sessão na Câmara de Santa Inês

O grande expediente da sessão desta sexta-feira (27/09), na Câmara de Santa Inês, foi de homenagens aos poetas Luís Henrique, Luiza Cantanhede e Paulo Rodrigues, que foram alvo de Moção de Aplausos, movida através de requerimento do vereador Pedro Tavares. Os poetas e escritores usaram da tribuna para falar de suas trajetórias na literatura regional, estadual e até em nível nacional, como é o caso do poeta Paulo Rodrigues, que acaba de ser premiado pela Academia Brasileira de Letras, cujo prêmio estará recebendo no próximo mês, no Rio de Janeiro.

Durante o pequeno expediente, os vereadores comentaram sobre as audiências realizadas na última quinta-feira. A primeira, ocorrida pela manhã, serviu para apresentação da prestação de contas do Município de Santa Inês referente ao 2º quadrimestre deste ano.

Já a segunda, foi uma audiência pública convocada pelo deputado estadual Felipe dos Pneus, a qual tratou da falta de água da Caema, o que vem causando grandes transtornos à população de Santa Inês. Durante o evento, realizado na tarde de quinta-feira (26), além do deputado Felipe, estiveram presentes os deputados estaduais Mical Damasceno, Leonardo Sá, Wellington do Curso, Rildo Amaral, Roberto Costa e Vinícius Louro.

Estiveram presentes, ainda, o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, Carlos Rogério Araújo, além dos vereadores e demais convidados. “A audiência de quinta-feira foi o segundo passo na busca pela solução da falta de água nas torneiras da população de Santa Inês. Vamos continuar lutando por esta causa até que seja resolvido este problema”, destacou o presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Siqueira, ao usar a tribuna na sessão desta sexta-feira.

PAUTA DO DIA

Na pauta do dia na Casa Legislativa de Santa Inês, constou a indicação n° 129/2019, de autoria do vereador Raimundo Alves Oliveira (Filho da Farmácia), solicitando recuperação da Escola José Sarney, no povoado Bom Jardim. Indicação 130/2019, do vereador Antônio Viveiros (Magnata), solicitando o melhoramento da Rua Presidente Joao Figueiredo, Bairro Jardim Tropical.

Constou, também, o Requerimento 54/2019, do vereador Magnata, solicitando que seja endereçado ofício à Secretaria Municipal de Saúde, solicitando o funcionamento do consultório odontológico do posto de saúde do Bairro Vila Marcony.

ORDEM DO DIA

Entraram em votação as seguintes matérias: Requerimento n° 49/2019, do vereador Ademar Machado, requer que seja encaminhado ao Executivo Municipal a necessidade urgente de implantação de uma rampa de acesso para cadeirantes na entrada do prédio da Câmara Municipal. Requerimento 50/2019, autoria da vereadora Creusa Brito, solicitando da Secretaria de Saúde – setor de Zoonoses – para que utilize a verba disponibilizada pelo Governo Federal, para o custeio de programa de castração e controle de natalidade dos animais domésticos (cães e gatos).

Requerimento n° 51/2019, do vereador Pedro Tavares, que seja determinado que os deputados, senadores e senadora que indiquem emendas em beneficio do município de Santa Inês.

MESA DIRETORA

Destaca-se que a sessão desta sexta-feira foi presidida pelo vereador Danilo Vieira (1º secretário), que comandou os trabalhos da Casa em razão da ausência do presidente Siqueira e do vice, Orlando Mendes, que precisaram se ausentar até determinado horário – por motivos superiores – e retornaram já com a sessão em andamento. “Foi nossa primeira experiência como presidente desta Casa, onde passei a ser o vereador mais jovem a presidir uma sessão, uma responsabilidade grande, mas que conseguimos conduzir com êxito, na ausência do nosso presidente Siqueira e do vice Orlando Mendes”, ressaltou o vereador Danilo.