Sessão da Câmara Santa Inês abre espaço para palestras sobre o Setembro Amarelo

A Câmara de Vereadores de Santa Inês realizou uma sessão diferenciada nesta sexta-feira (20/09). Atendendo a solicitação da vereadora Maria Alves de Sousa, foi aberto espaço, durante o pequeno expediente, para a realização de palestras sobre o “Setembro Amarelo”, que é o mês dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio e combate à depressão.

O presidente da Casa, vereador Luís Siqueira, em nome de todos os vereadores, encaminhou convite aos psicólogos Anne Talita e Allan Linhares e também ao pastor Roberval Mendes, os quais usaram a tribuna para falar sobre o Setembro Amarelo, com palestras sobre a valorização da vida e a importância da participação da família no combate à depressão.

Vale lembrar que a vereadora Maria Alves é autora do Projeto de Lei n° 26/2019, que institui o Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate a Depressão em Santa Inês, pleito este que entrará em votação e aprovação nas próximas sessões da Câmara Municipal.

SETEMBRO AMARELO

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

PAUTA DO DIA

Na pauta do dia da 8ª Sessão Ordinária 6º Período da 3ª Sessão Legislativa de 12ª Legislatura, foi apresentada a indicação n° 126/2019, de autoria da vereadora Creusa Brito, que solicita do Poder Executivo Municipal a recuperação asfáltica da Rua General Dutra, Bairro Santo Antonio, e das galerias para escoamento de água e esgoto pluviais. Indicação 127/2019, da vereadora Maria Alves, solicitando melhoria na iluminação pública de Conjunto Sol Nascente até as imediações da Água Fria.

Foi apresentado, ainda, o requerimento n° 49/2019, de autoria do vereador Ademar Machado, solicitando a implantação de rampa de acesso para cadeirantes na entrada do prédio de Câmara Municipal. Requerimento n° 50/2019, da vereadora Creusa Brito, solicita que a Secretaria de Saúde, juntamente com o Setor de Zoonoses, utilize a verba disponibilizada pelo Governo Federal, para o custeio do programa de castração e controle de natalidade dos animais domésticos (cães e gatos). Requerimento n° 51/2019, do vereador Pedro Tavares, solicitando que dos deputados, senadores e senadoras que indiquem emendas em benefício do município de Santa Inês, a exemplo de Emenda Parlamentar do deputado Juscelino Resende, para a manutenção e funcionamento do Hospital Macro Regional Thomas Martins.

ORDEM DO DIA

Na ordem do dia foi aprovado (com dispensa de trâmites) o Requerimento n° 52/2019, de autoria do vereador Pedro Tavares, que solicita Moção de Aplausos aos poetas e escritores Paulo Rodrigues dos Santos Filho, Luiza Cantanhede e Luís Henrique Sousa Costa.

Foi aprovado também o Requerimento n° 48/2019, autoria do vereador Ademar Machado, solicitando que seja encaminhado à prefeita Vianey Bringel, a necessidade urgente de fiscalização em Santa Inês pela Vigilância Sanitária, nos mutirões da visão e nos estabelecimentos do mercado de ótica em nosso município, para coibir a prática de profissionais optometristas, função essa não reconhecida pelo CRM.