Uma comissão designada pelo presidente da Câmara de Santa Inês, vereador Luís Siqueira, aprovou o protótipo pelo qual será desenhada a Medalha 14 de Março, honraria que premiará personalidades santainesenses.
A comissão, formada pelos vereadores Francisco da Chagas Ramos Vieira (Danilo); Otacília Cristina Rios e Pedro Pereira Tavares aprovou o desenho do concorrente Antonio Francisco Santos Silva, residente no bairro Sol Nascente, em Santa Inês.
De acordo com o protótipo, a medalha terá 12 estrelas, representando os municípios da região Vale do Pindaré, onde a estrela maior simboliza Santa Inês, a princesa da região. O brasão identifica a cidade e a data de sua emancipação política. Os ramos de oliveira representam seu crescimento e prosperidade.
O projeto que cria a comenda 14 de Março é de autoria do vereador Pedro Tavares, aprovado no ano passado, quando o concurso que indicaria o melhor desenho teve inscrições abertas.
Pelo projeto, fazem merecimento à honraria personalidades públicas ou privadas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do município de Santa Inês em qualquer segmento da sociedade.